VIDEOGRAFISMO: DIÁLOGO ATRAVÉS DE TEXTOS, INFOGRÁFICOS E IMAGENS

UNINTA EAD

1. COMPREENDENDO AS BASES TERMINOLOGICAS

Compreender as terminologias em suas bases originarias nos oferece uma ampla visão sobre o objeto do nosso estudo. Desta forma, podemos aprofundar a compreensão tornando mais clara a reflexão e sistematizando os argumentos quando anunciamos o objeto que foi pensado e interpretado. É por esta via interpretativa e reflexiva que começamos uma explicação sobre videografismo, isto é, tomando como base sua instancia terminológica. Assim sendo, o motion graphics ou motion design, pode ser definido em poucas palavras como a arte de dar vida ao designe gráfico através da movimentação de elementos tradicionalmente estáticos. Uma tradução viável para o campo seria designe gráfico em movimento, designe gráfico animado ou designe audiovisual, no entanto estes termos não são comumente usados, sendo a tradução aproximada mais utilizada, no meio televisivo, o termo videografismo. (PRANZI. O videografismo (motion graphic designe) na TV Brasil: as condições da prática. p.18). Portanto, o termo que buscamos apresentar, aqui, tem estas bases terminológicas e, mediante a estas, adentramos na natureza essencial desta atividade.

2.  O DINAMISMO FUNDAMENTAL DO VÍDEO PERANTE A APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD

A dimensão da linguagem é o ponto preponderante para que haja a compreensão do que é comunicado. Todavia, não podemos restringir a dimensão da linguagem. Esta é ampla. Na verdade, tudo se manifesta como linguagem, isto é, movimento, som, caretas e gestos. Tudo comunica. Na sociedade considerada digital a dimensão da comunicação se expande e se utiliza de todas estas ações. Mediante a isto, na modalidade EAD aderir a estas nuances comunicativas para as aulas é de suma importância para adequar o ensino e a aprendizagem ao espaço cultural. Unir as linguagens de áudio e imagem tende a causar empatia no discente para que este desperte o interesse pelo diálogo com aquilo que é transmitido como conteúdo de aprendizagem. Ora, na junção do áudio com a imagem estimulamos a audição e a visão onde estes são os sentidos mais privilegiados no mundo moderno, pois uma das características da modernidade é o fato de permitir certo afastamento das pessoas do chamado mundo natural ou natureza. (COUTINHO. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. p. 16) Logo, nos resta refletir de forma sistemática a significação do audiovisual quando aplicada no processo de ensino-aprendizagem no EAD.

3. O PROFISSIONAL DE VIDEOGRAFISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA DIMENSÃO DO ENSINO NA MODALIDADE EAD.

Compreendendo a importação do vídeo, em suas múltiplas dinâmicas, para a modalidade EAD podemos compreender que esta deve estar interligada com a dimensão cultural e atenta as perspectivas culturais daqueles com os quais nos comunicamos. Assim sendo, o videografismo se torna uma área versátil e de fundamental importância para a produção de aulas que possam produzir empatia e motivação na aprendizagem, ou seja, é sair da instancia monótona e adentrar numa instancia animada, criativa, motivadora que atrai os sentidos e desperta no espectador uma curiosidade de ir sempre além. Mediante a isto, para produzir uma aula com estes recursos é necessário uma equipe dinâmica que conheça elementos fundamentais da comunicação, linguagem e animação. Ou seja, o profissional de videografismo na Produção de Vídeo é peça essencial no processo formativo na educação da era digital, pois este profissional irá permite para o aluno uma dimensão que irá agregar elementos visuais a didáticos do ensino. Portanto, este profissional tem uma base de conhecimento multidisciplinar, tendo aglomerado conhecimentos de animação básica, de design digital, produção e estruturação de motion graphics para vídeo.

4. A DIMENSÃO DO VÍDEOGRAFISMO TRABALHADO PELA EQUIPE DE VÍDEO DO UNINTA – EAD.

Como sabemos, o videografismo consiste em técnicas de direção de arte / designer gráfico e trás em sua essência, Conceitos de Design, Animação 2D ou 3D e Cinema. A ideia, com essa nova proposta, é enriquecer visualmente o conteúdo das videoaulas, e comunicar melhor com a criação de um projeto que atinja os estudantes dessa geração conectada às novas tecnologias e as redes sociais. Assim sendo, pensamos numa  paleta de cores composta por tons enérgicos, modernos e digitais. Com a tipografia queremos chamar a atenção para textos grandes e impactantes com o uso da Font Din Pro Black. Dentre as diversas evoluções propostas, este projeto de Videografismo é um passo importante a ser dado para acompanhar as transformações e desafios de uma nova linguagem, uma nova forma de dialogar com os nossos estudantes. Portanto, a Diretoria de Inovação Educacional do Centro Universitário Uninta EaD está no processo de gravação de novos formatos de videoaulas (Videoaula de Conteúdo, Idéia Central, Esclarecimento de Dúvidas e Estudo de Caso), com o objetivo de melhorar a comunicação dos conteúdos trabalhados nos vídeos. A equipe de produção audiovisual criou uma nova proposta de videografismo (vinhetas e cartelas animadas), a partir de técnicas de Direção de Arte e Motion Design.

5. A ESTRUTURA PRÁTICA DO VÍDEOGRAFISMO TRABALHADO NO UNINTA - EAD

Para melhor entendermos este trabalho disponibilizamos um vídeo explicativo dos passos e estrutura dos processos pensados para a aplicação do vídeografismo no UNINTA EAD. A partir desta proposta visamos um ensino mais dinâmico que cause empatia e favoreça para um melhor aprendizado. Confira o vídeo!