VIDEOGRAFISMO: DIÁLOGO ATRAVÉS DE TEXTOS, INFOGRÁFICOS E IMAGENS
UNINTA EAD
1.
COMPREENDENDO AS BASES TERMINOLOGICAS
Compreender
as terminologias em suas bases originarias nos oferece uma ampla visão sobre o
objeto do nosso estudo. Desta forma, podemos aprofundar a compreensão
tornando mais clara a reflexão e sistematizando os argumentos quando anunciamos
o objeto que foi pensado e interpretado. É por esta via interpretativa e
reflexiva que começamos uma explicação sobre videografismo, isto é, tomando
como base sua instancia terminológica. Assim sendo, o motion graphics ou motion design, pode ser definido em poucas
palavras como a arte de dar vida ao designe gráfico através da movimentação de
elementos tradicionalmente estáticos. Uma tradução viável para o campo seria
designe gráfico em movimento, designe gráfico animado ou designe audiovisual, no
entanto estes termos não são comumente usados, sendo a tradução aproximada mais
utilizada, no meio televisivo, o termo videografismo. (PRANZI. O videografismo (motion graphic designe) na
TV Brasil: as condições da prática. p.18). Portanto, o termo que buscamos
apresentar, aqui, tem estas bases terminológicas e, mediante a estas,
adentramos na natureza essencial desta atividade.
2.
O DINAMISMO FUNDAMENTAL DO VÍDEO PERANTE A APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD
A
dimensão da linguagem é o ponto preponderante para que haja a compreensão do
que é comunicado. Todavia, não podemos restringir a dimensão da linguagem. Esta
é ampla. Na verdade, tudo se manifesta como linguagem, isto é, movimento, som,
caretas e gestos. Tudo comunica. Na sociedade considerada digital a dimensão da
comunicação se expande e se utiliza de todas estas ações. Mediante a isto, na
modalidade EAD aderir a estas nuances comunicativas para as aulas é de suma importância
para adequar o ensino e a aprendizagem ao espaço cultural. Unir as linguagens
de áudio e imagem tende a causar empatia no discente para que este desperte o interesse
pelo diálogo com aquilo que é transmitido como conteúdo de aprendizagem. Ora,
na junção do áudio com a imagem estimulamos a audição e a visão onde estes são os sentidos mais privilegiados no
mundo moderno, pois uma das características da modernidade é o fato de permitir
certo afastamento das pessoas do chamado mundo natural ou natureza. (COUTINHO.
Audiovisuais: arte, técnica e linguagem.
p. 16) Logo, nos resta refletir de forma sistemática a
significação do audiovisual quando aplicada no processo de ensino-aprendizagem no
EAD.
3. O PROFISSIONAL DE VIDEOGRAFISMO E SUA IMPORTÂNCIA NA DIMENSÃO DO ENSINO NA MODALIDADE EAD.
Compreendendo
a importação do vídeo, em suas múltiplas dinâmicas, para a modalidade EAD podemos
compreender que esta deve estar interligada com a dimensão cultural e atenta as
perspectivas culturais daqueles com os quais nos comunicamos. Assim sendo, o
videografismo se torna uma área versátil e de fundamental importância para a produção
de aulas que possam produzir empatia e motivação na aprendizagem, ou seja, é
sair da instancia monótona e adentrar numa instancia animada, criativa,
motivadora que atrai os sentidos e desperta no espectador uma curiosidade de
ir sempre além. Mediante a isto, para produzir uma aula com estes recursos é necessário
uma equipe dinâmica que conheça elementos fundamentais da comunicação, linguagem
e animação. Ou seja, o profissional de videografismo na Produção de Vídeo é
peça essencial no processo formativo na educação da era digital, pois este
profissional irá permite para o aluno uma dimensão que irá agregar elementos
visuais a didáticos do ensino. Portanto, este profissional tem uma base de
conhecimento multidisciplinar, tendo aglomerado conhecimentos de animação
básica, de design digital, produção e estruturação de motion graphics para
vídeo.
4. A DIMENSÃO DO VÍDEOGRAFISMO
TRABALHADO PELA EQUIPE DE VÍDEO DO UNINTA – EAD.
Como sabemos, o videografismo consiste em técnicas de direção de arte / designer gráfico e trás
em sua essência, Conceitos de Design, Animação 2D ou 3D e Cinema. A ideia, com
essa nova proposta, é enriquecer visualmente o conteúdo das videoaulas, e
comunicar melhor com a criação de um projeto que atinja os estudantes dessa
geração conectada às novas tecnologias e as redes sociais. Assim sendo, pensamos numa paleta de cores composta por tons enérgicos, modernos e digitais. Com a tipografia
queremos chamar a atenção para textos grandes e impactantes com o uso da Font
Din Pro Black. Dentre as diversas evoluções propostas, este projeto de
Videografismo é um passo importante a ser dado para acompanhar as
transformações e desafios de uma nova linguagem, uma nova forma de dialogar com
os nossos estudantes. Portanto, a Diretoria de Inovação Educacional do Centro
Universitário Uninta EaD está no processo de gravação de novos formatos de
videoaulas (Videoaula de Conteúdo, Idéia Central, Esclarecimento de Dúvidas e
Estudo de Caso), com o objetivo de melhorar a comunicação dos conteúdos
trabalhados nos vídeos. A equipe de produção audiovisual criou uma nova
proposta de videografismo (vinhetas e cartelas animadas), a partir de técnicas
de Direção de Arte e Motion Design.
5. A ESTRUTURA PRÁTICA DO VÍDEOGRAFISMO
TRABALHADO NO UNINTA - EAD
Para melhor entendermos este trabalho disponibilizamos um vídeo explicativo dos passos e estrutura dos processos pensados para a aplicação do vídeografismo no UNINTA EAD. A partir desta proposta visamos um ensino mais dinâmico que cause empatia e favoreça para um melhor aprendizado. Confira o vídeo!
Adicionar um comentário