Ecossistema de Aprendizagem
Uma nova experiência de aprendizagem
1. 1. As bases contextuais
Anuncia-se
um novo mundo. Uma relação diferenciada e inovadora onde os indivíduos
vivenciam trocas simbólicas e afetivas apesar da distância, pois o papel da
técnica é, justamente, o de estreitar a distância entre os indivíduos. Esta
condição ou situação é o que a técnica e seus avanços estavam propondo.
Todavia, o contexto de pandemia acelerou e/ou impôs uma urgência de estreitar
as relações tornando-a virtual. Isso
resultou para o ensino uma transição do presencial para uma dimensão remota. A tecnologia
foi um subsídio fundamental para mediar a “presencialidade” entre professor e
aluno, entre sala de aula e sala de casa ou entre lugar X e lugar Y. Com isso questões geográficas se desvelaram
juntamente as situações que os indivíduos se encontravam. O elemento econômico
chamou a atenção para refletirmos sobre a acessibilidade a este “novo mundo”
fazendo com que uma pergunta fosse imposta: quem tem acesso à educação? Pensar essa pergunta, no contexto
referenciado, nos revelou o quanto é desigual o sistema educacional brasileiro.
2. 2. Postura educacional e novo contexto
social
O
contexto anunciado, acima, se tornou um convite para repensarmos as muitas deficiências
no campo pedagógico e educacional. Desde a problemática dos professores em
lidar (manejar) as tecnologias como, também, transformá-las em ferramentas de
auxílio e repasse de conhecimentos. A precariedade das escolas mediante a
obtenção de espaços (laboratórios) de informática mostrou uma disparidade
educacional. Todavia, a ausência dessas ferramentas ou a necessidade de utilizá-las
mostrou que os muitos profissionais da educação não tinham conhecimentos
suficientes para manusear a técnica. Isso foi um ponto preocupante. Foi nesse
momento que se impôs reflexões e atitudes e professores tiveram que aprender a
usar um tablet, google meet, whatsapp, produzir slides ou acessar plataformas
(sistemas) de ensino para inserir materiais didáticos e aulas gravadas. Nesse ponto,
talvez, tenha se tornado mais complexo: dar aula apenas para uma câmera e
imaginar uma sala de aula. Portanto, o contexto pandêmico mostrou essas
deficiências e posicionou urgência da relação indivíduo e técnica mostrando
outra forma de conduzir o ensino.
3. O ecossistema de aprendizagem
Perante a esta nova forma de conduzir o ensino é “proposto” o ecossistema de aprendizagem como mecanismos para potencializar o acesso ao conhecimento. Esta ferramenta visa integrar de forma ampla professores, alunos e contextos didáticos para melhor efetivar os processos de ensino e aprendizagens. Por meio de uma estrutura tecnológica esta ferramenta desponta como algo que vem a atender a educação do século XXI. Arthur George Tansley (1871-1955) cria o neologismo “ecossistema” para se referir às relações entre seres vivos e fatores ambientais (CAMERON, 2017). Todavia, o termo se alarga aos processos pedagógicos que busca usar a base conceitual aplicada à educação para explicar a relação dos seres vivos dentro de seu ambiente (lugar de experiência) levando em consideração suas vivências e essa integração favorece para que a aprendizagem seja mais significativa e fundada numa dimensão de alteridade.
4.
Como
utilizamos o ecossistema?
O
ecossistema desenvolvido pelo UNINTA busca oportunizar as condições para que a
IES fomente a aprendizagem em que os participantes da comunidade educativa
aprendam em conjunto, assumindo uma postura aberta para questionar e ser
questionado, interagindo entre si. Cada usuário do nosso ecossistema é uma
parte integrada num todo que ganha sentido, à medida que desenvolve um senso de
propriedade em função do uso do ecossistema e do subsídio ao sucesso que nele
reconhece. Nossa intenção não é determinar um modelo pronto e acabado de
ecossistema. Objetivamos contemplar a individualidade do usuário no processo
pedagógico e possibilitar construir conexões entre os integrantes da Comunidade
Educativa, fomentando a partilha de ideias e experiências e proporcionando as
condições para apoio mútuo.
5. Como você acessa o ecossistema?
Disponibilizamos de um espaço interativo com conexões intuitivas facilitando o acesso e permanência satisfatória no ecossistema. As ferramentas são didaticamente ilustradas e com orientações para facilitar o acesso de cada usuário. Disponibilizamos um trajeto conectado entre as atividades visando, justamente, a simplicidade para o uso dessa ferramenta. O vídeo abaixo demostra como fazer seu acesso e utilizar todos os campos dessa ferramenta que irá lhe auxiliar nesse processo de aprendizagem.
Acesse aqui:https://ecossistema.aiamis.com.br/
Adicionar um comentário