Ecossistema de Aprendizagem

Uma nova experiência de aprendizagem

1.      1. As bases contextuais

Anuncia-se um novo mundo. Uma relação diferenciada e inovadora onde os indivíduos vivenciam trocas simbólicas e afetivas apesar da distância, pois o papel da técnica é, justamente, o de estreitar a distância entre os indivíduos. Esta condição ou situação é o que a técnica e seus avanços estavam propondo. Todavia, o contexto de pandemia acelerou e/ou impôs uma urgência de estreitar as relações tornando-a virtual.  Isso resultou para o ensino uma transição do presencial para uma dimensão remota. A tecnologia foi um subsídio fundamental para mediar a “presencialidade” entre professor e aluno, entre sala de aula e sala de casa ou entre lugar X e lugar Y.  Com isso questões geográficas se desvelaram juntamente as situações que os indivíduos se encontravam. O elemento econômico chamou a atenção para refletirmos sobre a acessibilidade a este “novo mundo” fazendo com que uma pergunta fosse imposta: quem tem acesso à educação?  Pensar essa pergunta, no contexto referenciado, nos revelou o quanto é desigual o sistema educacional brasileiro.

2.     2. Postura educacional e novo contexto social

O contexto anunciado, acima, se tornou um convite para repensarmos as muitas deficiências no campo pedagógico e educacional. Desde a problemática dos professores em lidar (manejar) as tecnologias como, também, transformá-las em ferramentas de auxílio e repasse de conhecimentos. A precariedade das escolas mediante a obtenção de espaços (laboratórios) de informática mostrou uma disparidade educacional. Todavia, a ausência dessas ferramentas ou a necessidade de utilizá-las mostrou que os muitos profissionais da educação não tinham conhecimentos suficientes para manusear a técnica. Isso foi um ponto preocupante. Foi nesse momento que se impôs reflexões e atitudes e professores tiveram que aprender a usar um tablet, google meet, whatsapp, produzir slides ou acessar plataformas (sistemas) de ensino para inserir materiais didáticos e aulas gravadas. Nesse ponto, talvez, tenha se tornado mais complexo: dar aula apenas para uma câmera e imaginar uma sala de aula. Portanto, o contexto pandêmico mostrou essas deficiências e posicionou urgência da relação indivíduo e técnica mostrando outra forma de conduzir o ensino.

3. O ecossistema de aprendizagem

Perante a esta nova forma de conduzir o ensino é “proposto” o ecossistema de aprendizagem como mecanismos para potencializar o acesso ao conhecimento. Esta ferramenta visa integrar de forma ampla professores, alunos e contextos didáticos para melhor efetivar os processos de ensino e aprendizagens. Por meio de uma estrutura tecnológica esta ferramenta desponta como algo que vem a atender a educação do século XXI. Arthur George Tansley (1871-1955) cria o neologismo “ecossistema” para se referir às relações entre seres vivos e fatores ambientais (CAMERON, 2017). Todavia, o termo se alarga aos processos pedagógicos que busca usar a base conceitual aplicada à educação para explicar a relação dos seres vivos dentro de seu ambiente (lugar de experiência) levando em consideração suas vivências e essa integração favorece para que a aprendizagem seja mais significativa e fundada numa dimensão de alteridade.

4.   Como utilizamos o ecossistema?

O ecossistema desenvolvido pelo UNINTA busca oportunizar as condições para que a IES fomente a aprendizagem em que os participantes da comunidade educativa aprendam em conjunto, assumindo uma postura aberta para questionar e ser questionado, interagindo entre si. Cada usuário do nosso ecossistema é uma parte integrada num todo que ganha sentido, à medida que desenvolve um senso de propriedade em função do uso do ecossistema e do subsídio ao sucesso que nele reconhece. Nossa intenção não é determinar um modelo pronto e acabado de ecossistema. Objetivamos contemplar a individualidade do usuário no processo pedagógico e possibilitar construir conexões entre os integrantes da Comunidade Educativa, fomentando a partilha de ideias e experiências e proporcionando as condições para apoio mútuo.

5. Como você acessa o ecossistema?

Disponibilizamos de um espaço interativo com conexões intuitivas facilitando o acesso e permanência satisfatória no ecossistema. As ferramentas são didaticamente ilustradas e com orientações para facilitar o acesso de cada usuário. Disponibilizamos um trajeto conectado entre as atividades visando, justamente, a simplicidade para o uso dessa ferramenta. O vídeo abaixo demostra como fazer seu acesso e utilizar todos os campos dessa ferramenta que irá lhe auxiliar nesse processo de aprendizagem.

Acesse aqui:https://ecossistema.aiamis.com.br/