RECURSOS DE APRENDIZAGEM

UNINTA EAD

1.     1. EDUCAÇÃO E MODERNIDADE: OS RECURSOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

Com o avanço da tecnologia o ensino passou por algumas reformas visando acompanhar o desenvolvimento histórico da própria humanidade que busca por inovações e novas formas de existir no mundo. A realidade, como conhecemos, é constantemente modificada e transformada em detrimento do ideal de progresso. Inevitavelmente a educação – peça fundamental na vida humana – não estaria de fora dessas mudanças globais. É neste ínterim que os recursos digitais de aprendizagem se tornam componente que visa oferecer ao aluno um suporte, estímulo, dinamismo e facilidades que venham a agregar melhorias no processo de aprendizagem. Mediante a isto, é possível compreender que a transformação que houve na educação com a inserção do digital proporcionou aos professores desafios, mais, também, modificou as formas de transmitir o conhecimento e, consequentemente, os alunos adentram em novas experiências adquirindo novas habilidades proporcionadas pelo uso destas novas tecnologias.

2.      2. A DEFINIÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS DE APRENDIZAGENS

É comum ouvir a pergunta: o que são, de fato, os recursos de aprendizagens? Essa pergunta é natural, pois muitas escolas não acompanharam o desenvolvimento tecnológico, logo, falta à vivência e a experiência com essa realidade. Neste sentido, para oferecer uma definição sucinta podemos dizer que os recursos de aprendizagem podem ser ferramentas que estimulam, motiva e dinamiza as práticas educacionais proporcionando uma nova experiência no processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, é adaptar a velha maneira - que usava cartazes, folhas em branco (para desenhar), giz, pincel, livros impressos – para uma maneira moderna que possibilita fazer uso de mídias, ferramentas digitais e aparelhos tecnológicos que, por sua vez, permite fazer uso de: slides, vídeos, podcast e sites. Assim sendo, os recursos educacionais digitais - muitas vezes anunciados pela sigla RED - são todas as mídias digitais que estão a favor do ensino dinâmico que acompanha o desenvolvimento tecnológico do século XXI. Todavia, é necessário, também, entender que inserido no RED podemos, também, ter os REA recursos educacionais Abertos onde estes estão acessíveis ao público de forma gratuita. Portanto, as ferramentas citadas são fundamentais para elaborar aulas que dialoguem com esta geração adjetivada de nativos digitais que tem uma linguagem própria e, por esta razão, para que o ensino possa lhe proporcionar reflexão e crítica deve, primeiramente, chegar ao seu mundo. .

3.   A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Com o uso de um tablet, smartphones ou computador tanto o professor como o aluno adentram numa nova experiência de ensino e aprendizagem. Portanto, estas ferramentas e tecnologias permitem aulas interativas onde é possível a imersão dos alunos perante os conteúdos de aprendizagem, como também, possibilita que o professor dinamize as aulas visando uma participação mais efetiva dos alunos. Com isso, é possível obter uma aprendizagem mais qualificada onde os alunos sentem mais estímulos em ler, criar e refletir os conteúdos que estão sendo ministrados. O uso das tecnologias digitais causa uma relação dos alunos com os conteúdos e, consequentemente, as avaliações se tornam exitosas. Ou seja, fazendo uso das tecnologias interligando-a com uma boa metodologia o resultado será um engajamento satisfatório dos alunos que aprendem de forma mais significativa. Portanto, são perceptíveis os avanços educacionais que as mídias digitais provocaram no campo educacional onde alunos tem a oportunidade de vivenciar novas formas de aprendizagem.

4. OS RECURSOS DIGITAIS DE APRENDIZAGENS NO UNINTA: REPOSITÓRIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Elaboramos uma gama de meios e formas para que o aluno tenha acesso a um aprendizado que esteja em consonância com as tecnologias do presente. Por isso, o Ecossistema de aprendizagem é constituído com um repositório de mais de 10 mil objetos de aprendizagem a disposição de toda a comunidade acadêmica, todos classificados e categorizados cumprindo todos os requisitos de qualidade para (OA) como: reusabilidade, adaptabilidade, granularidade, acessibilidade, durabilidade, interoperabilidade, metadados. Poderão ser encontrados no ecossistema de aprendizagem: Laboratórios virtuais, Oficinas virtuais, Podcast, Palestras, Cursos Livres e Unidades de estudo.

5. COMO ACESSAR OS RECURSOS DE APRENDIZAGENS NO ECOSSISTEMA?

Os recursos de aprendizagens elaborados pela equipe do UNINTA EAD estão disponíveis no ecossistema. Lá, você terá uma diversidade de elementos educacionais que vão contribuir com o aprendizado a partir de um dinamismo vinculado ao uso das tecnologias que estão disponíveis no atual momento. Confira como acessar!