TRILHAS DE APRENDIZAGENS

UNINTA EAD

1. TRILHAS DE APRENDIZAGENS: UM REFERENCIAL PARA A APRENDIZAGEM.

Pensar numa esfera de encaminhamento, quando se deseja demonstrar algo, é essencial para que ocorra uma compreensão clara e evidente daquilo que se deseja comunicar e/ou ensinar. Noutras palavras, se pretendo falar sobre o conceito de algo devo, antes de tudo, ter em mente o que pode ser um encaminhamento (trilha) que possa ser usado por aquele que deseja compreender a natureza da minha comunicação. Isto é, se desejo comunicar algo a outra pessoa e tenho a pretensão que ela entenda, então é necessário deixar claro o percurso a ser trilhado para a compreensão fundamental do que se foi comunicado. Mediante a isso, no ensino de qualquer saber é natural que se possa estabelecer trilhas que o ouvinte (aquele que comigo dialoga) possa mentalmente acompanhar meu raciocínio. Ora, se assim atuo, permito ao outro chegar no objetivo último daquilo que desejo comunicar/ensinar. Portanto, as trilhas de aprendizagens são como um referencial sistemático e multimodal de unidades que podem ser articuladas e direcionadas por diversas formas.

2. AS BASES ORIGINÁRIAS DAS TRILHAS DE APRENDIZAGEM.

Visando um melhor resultado, as trilhas de aprendizagens surgem para aprimorar as ações nos ambientes de trabalhos que buscavam executar com êxito as tarefas cotidianas daquele ambiente. Observou-se que por meio desta metodologia era adquirido mais eficiência, resultando em estratégias de negócios bem-sucedidas. Logo, trilhar pontos essenciais era garantia de sucesso, pois as etapas estavam definidas para conduzir o indivíduo àquele resultado almejado. Mediante a isso, essa forma de agir ganha uma dimensão fundamental não somente para as empresas, mas também para a vida humana como um todo, inclusive para o aprendizado. É por esta percepção que esse processo metodológico chega ao campo educacional, incluindo o ensino superior, onde cada indivíduo em sua singularidade é incluído no processo de aprendizagem a partir de trilhas que vão lhe conduzir aos resultados pré-definidos. Tudo isso, tendo em vista uma elaboração metódica dos passos que devem ser seguidos para chegar à compreensão de conteúdos fundamentais para o aprendizado. E aqui ressaltamos o maior contributo desta metodologia que é sistematizar problemáticas. Ora, isso é fundamental para o mercado de trabalho que exige resolução de problemas dentro de um curto espaço de tempo, como também, para elaborar esquemas de aprendizados, haja vista o tempo ser algo escasso nessa sociedade.

3. A SIGNIFICAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TRILHAS DE APRENDIZAGEM

A perspectiva de elaborar trilhas temáticas para efetivar a aprendizagem se torna um elemento essencial no encaminhamento da obtenção do conhecimento. Essa dinâmica pedagógica apresenta frutos significativos e torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e empático. Assim sendo, esta metodologia tem demonstrado eficácia e resultados relevantes perante os alunos, pois a perspectiva de aprender a partir de temas geradores associados aos conteúdos tem motivado, aos mesmos, no tocante a estruturarem melhor o conhecimento onde haja a competência para relacionar o conhecimento teórico ao conhecimento prático de seu cotidiano. Com isso, os assuntos são pensados de forma a corresponder teoria científica às ações práticas. Ora, o seguimento de orientações, regras e estruturas metodológicas é a base das trilhas de aprendizagem e, nesta base, já se pode contemplar a relação que tal experiência promove nos processos de ensino e aprendizagem.

 4. TRILHAS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO – UNINTA EAD

Nas avaliações há etapas que devem ser seguidas como: Atividade Discursiva, Fórum de Discussão e Questões Objetivas com seus respectivos Feedbacks. A Atividade Discursiva tem a proposta de proporcionar ao estudante a reflexão, desenvolver o raciocínio crítico e, ao mesmo tempo, ser autônomo do seu próprio conhecimento. E ainda terá a oportunidade de realizar pesquisas com mais aprofundamento do conteúdo abordado, compreendendo conceitos científicos essenciais para a produção acadêmica. Ao adentrar nesta atividade, o estudante realizará um mini artigo com os seguintes elementos: resumo, introdução, referencial teórico, considerações finais e referências bibliográficas. O professor seleciona 10 conceitos-chaves para o desenvolvimento dessa discussão, que deverão ser abordados pelos estudantes de acordo com os referenciais bibliográficos que norteiam no campo acadêmico da problemática apontada. No Fórum de Discussão a proposta é trazer para o estudante uma provocação estimulando-o a pesquisar e, com isso, incentivando-o a iniciar debates colaborativos com seus colegas. Quanto às Questões Objetivas, têm a finalidade de realizar a verificação da aprendizagem do estudante. Lembrando que a avaliação é muito mais do que um registro de perguntas e respostas a serem respondidas pelos estudantes. Ela é um objeto do ensino, que possibilita ao estudante mostrar seu desempenho e competências adquiridas, como resultados de sua aprendizagem. Após o término da avaliação, quando os estudantes detectarem que não conseguiram obter acerto em alguma questão, aparecerá os Feedbacks. A intencionalidade deste é fornecer pistas através de uma contextualização sobre o assunto que está exposto na questão.

 5. AS TRILHAS DE APRENDIZAGENS NO ECOSSISTEMA UNINTA EAD

Para melhor visualizar a proposta de ensino fundamentada nas trilhas de aprendizagens, disponibilizamos um vídeo para ilustrar como o UNINTA EAD, com uso do Ecossistema, oferece aos alunos essa dinâmica metodológica que torna o aprendizado mais empático, proporcionando significações relevantes para a sistematização do conhecimento.  Confira como acessar!



 6. COMEMORAMOS A DÉCIMA NEWSLATTER.

A temática TRILHAS DE APRENDIZAGENS marca a nossa décima newsletter apresentada. Todos os conteúdos, aqui anunciados, são frutos do desenvolvimento técnico, pedagógico e logístico de nosso trabalho para oferecer mais qualidade na produção de ferramentas de ensino e aprendizagem proporcionando ao aluno uma aprendizagem condizente com os desafios de seu tempo. Você pode ter acesso a todas newsletters aqui.  Confira todas as nossas publicações.